Novidades Simplex

Foi aprovada mais uma edição ao programa Simplex intitulado Simplex 2022. Trata-se de medidas, abrangendo cidadãos e empresas, com vista à redução de procedimentos burocráticos.

Comunicações automáticas com a Segurança Social

O Simplex 2022 prevê a implementação de um sistema de comunicação entre os programas de gestão de salários e a Segurança Social. Assim, sempre que se admita um novo funcionário ou o mesmo deixe de estar na empresa, há uma comunicação automática à Segurança Social, evitando o carregamento dos dados na Segurança Social Direta.

Alerta IES: Aviso para a falta de depósito de contas

Quando uma empresa não deposita as suas contas, a mesma pode ficar sujeita a um processo oficioso de dissolução. Ora, para evitar estas situações, o Simplex prevê que passe a haver um “Alerta IES” para avisar que as empresas não depositaram as suas contas.

Factura sem papel e integração contabilística

Ao nível da facturação, o Simplex 2022 apresenta 2 medidas. Trata-se da “Factura sem papel” que consiste no envio por email de facturas electrónicas e a “Integração contabilística automática da factura electrónica”. No primeiro caso, tendo em conta que a factura electrónica não é novidade, parece haver o desejo do seu alargamento e no segundo caso, a integração pretende que uma factura possa ser lida automaticamente e integrada no software de contabilidade, evitando a realização de lançamentos.

Outras medidas: Nomes de empresas, licenças e seguimento

O Simplex 2022 inclui ainda mais medidas destinadas às empresas, das quais salientamos um sistema de geração automático de nomes para novas empresas através de um mecanismo de inteligência artificial até a melhorias no sistema de licenças, passando por um novo serviço denominado “Seguir + empresa”.
Trata-se de um sistema de avisos acerca das mudanças que ocorrem numa empresa (por ex., mudança de gerente ou morada).

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