Muitas pessoas que iniciam os seus próprios negócios pela primeira vez não estão familiarizadas com as etapas necessárias para iniciar um negócio com sucesso.
Nós abordamos os novos startups de negócios com a mentalidade de um relacionamento de longo prazo.
Sempre que temos um cliente ou um potencial cliente que está iniciando um novo negócio, organizamos uma consulta com um dos nossos especialistas para discutir a sua situação comercial e individual. Durante a reunião com os nossos consultores, examinaremos em conjunto qual o melhor tipo de entidade a constituir, os registos de tributação / licenciamento, toda a organização administrativa e contabilística e recomendaremos parceiros especializados necessários para fazer seu negócio arrancar.
Queremos a oportunidade de entrar no lançamento da sua empresa e ser o seu braço direito na gestão dos negócios. Seja através de consultoria, da constituição da empresa em Portugal, contabilidade ou serviços técnicos queremos ter certeza que você tenha sucesso.
Ajudamos startups de pequenas empresas e startups de negócios numa ampla variedade de indústrias.
A nossa empresa de contabilidade ajudará com:
- Recomendar o melhor tipo de entidade para o seu negócio;
- Constituição da sua empresa (Individual, ENI, Lda., SA, Eirl);
- Inscrição e cadastro na Segurança Social;
- Licenciamento e legislação parafiscal.
Antes de constituir a sua empresa
É muito importante fazer o trabalho de casa, todo o planeamento prévio por escrito analisando o seu mercado, encontrar fornecedores, preços, matérias primas, local de instalação, procedimentos, análise dos concorrentes, perceber os riscos e sobretudo – e isto é muito importante – registar por escrito o seu orçamento de gastos e vendas previstos antes de iniciar seu negócio.
Para um início bem sucedido do seu negócio é fundamental compreender todo o trabalho prévio envolvido pois esse trabalo é nuclear para a forma como o seu negócio vai tomar forma material.
A ideia de iniciar um negócio pode ser estressante. Com efeito, nesta fase prévia onde só existe uma ideia, podemo-nos sentir perdidos em mil coisas para considerar ao mesmo tempo. O local, a renda, os gastos de funcionamento, a quem vamos comprar, a que preço, a quem queremos vender, qual a procura desse produto ou serviço no mercado, quem nos vai ajudar…?
Todavia, com algum planeamento é possível organizar todas essas ideias, estruturá-las e passá-las para papel de modo a poder gerir expectativas e realizar as ações necessárias com eficiência e pragmatismo na construção do seu negócio.
Vamos a um passo a passo:
1. Faça a sua pesquisa de mercado.
Tem de ter a certeza de que entende todos os sectores do negócio em que estará envolvido para poder domina-lo. Desde o custo de um simples parafuso à margem de lucro global. Tem de dominar os números do seu negócio.
É extremamente importante avaliar o mercado e entender o mercado em que deseja penetrar, bem como seus principais players e a sua concorrência antes de abrir as portas.
2. Determinar o seu mercado alvo.
Ocupa algum do seu tempo a avaliar quem é seu mercado alvo. Determinar quem precisa do seu produto ou serviço pode ajudar a ajustar a sua oferta e garantir que as suas estratégias de marketing e vendas chegue às pessoas certas. Que género de cliente quer atingir? que idades, grupo de rendimento, profissão, é singular ou empresa?. Não existe empresa sem clientes então perceba quem são eles.
3. Tenha uma missão e cumpra-a.
Destacar-se num mercado concorrencial não é tarefa fácil, e nenhuma fórmula mágica lhe vai garantir resultados. Todavia, conhecer a sua missão é fundamental para orientar as decisões de gestão. Ao reconhecer os seus pontos fortes, pontos fracos e a missão da sua empresa pode tomar decisões com base em informação concreta.
4. Escolha a estrutura.
Após o trabalho aturado de planeamento, o primeiro passo a ser dado é escolher sua estrutura legal. Quer trabalhar sob a forma de empresário em nome individual ou quer constituir uma empresa, com autonomia jurídica, ainda que unipessoal por quotas? Dessa decisão poderá influenciar os impostos, a contabilidade, a responsabilidade da pessoa singular ou do(s) sócio(s) e outros aspectos legais.
5. Controle as suas finanças.
Iniciar um negócio requer dinheiro que provavelmente não terá no curto prazo daí ser necessário avaliar opções de angariação de fontes de financiamento.
É fundamental fazer um planeamento de como vai financiar os gastos de investimento inicial, sejam com o seu próprios capital pessoal, empréstimo de amigos e familiares ou financiamento bancário.