A informação e o conhecimento são, na sua essência, criações humanas, pelo que serão sempre as pessoas, nunca a tecnologia, a definir os contornos e o alcance da utilização dos mesmos.
Sendo certo que a necessidade de ferramentas adequadas é uma condição necessária para uma utilização eficaz de recursos, caberá sempre aos gestores decidir da forma específica, como pessoas, informação e tecnologia se combinam para desenvolvimento de estratégias e consecução de objetivos. Impõe-se, por isso, uma abordagem sistémica à organização e sistemática aos recursos, de forma a desenvolver cenários que levem à criação e aproveitamento de sinergias.
Não compete aos gestores deterem conhecimentos técnicos profundos na área das tecnologias da informação, mas sim utilizarem a sua experiência e sensibilidade para discernir onde, quando e como as tecnologias de informação deverão ser aplicadas.
É errado assumir que qualquer investimento tecnológico puro dará lugar a melhorias no uso da informação ou a mais valias na sua aplicação.
Cada empresa tem de conhecer a informação que necessita e utiliza para tomar decisões e comunicar dentro e fora da organização. Por outro lado, é igualmente necessário que os responsáveis entendam a maneira como as suas organizações processam informação de forma a produzir resultados, gerindo riscos, reduzindo custos, criando valor com os clientes ou inovando.
Os sistemas de informação terão sempre de ser adaptados às realidades de cada empresa, no sentido de incorporarem os seus valores e metodologias, realçando os seus pontos fortes e diminuindo o impacto dos seus pontos fracos. Por outro lado, aquilo que se faz e a maneira como se faz está intrinsecamente ligado à ferramenta onde se faz. Daí que seja imperiosa uma prévia avaliação do alcance e impacto que a introdução de novas ferramentas irá ter ao nível das estruturas (papéis e responsabilidades das pessoas) e dos processos (atividades e procedimentos).
Gestão estratégica para empresa
JBS Contabilidade e Consultoria, Lda. é uma das provedoras de gestão estratégica para empresas, mas não se vê como prestadora de serviços, mas como parceira e co-responsável com seus clientes no desenvolvimento e implementação de soluções para a gestão adaptadas a cada empresa e a cada estratégia.
A parte inicial e fundamental do nosso serviço assenta no levantamento e análise dos processos administrativos e operacionais e dos fluxos documentais. O objetivo é a configuração adequada do sistema de informação bem como a revisão, sistematização e integração de procedimentos e atividades de forma a haver uma mais valia efetiva na utilização das novas ferramentas.
Por outro lado, os novos sistemas impõem perspetivas e abordagens diferentes aos seus utilizadores, pelo que é de primordial importância o desenvolvimento de ações de formação e o acompanhamento operacional na implementação.
A mera presença de dados não leva, por si só, à utilização sistemática das fontes de informação. É imprescindível sensibilizar e treinar utilizadores e responsáveis para uma nova metodologia e abordagem analítica e decisional. Por fim, será necessário desenvolver um quadro institucional de análise que contemple responsabilidades, rotinas e parâmetros de medição que permitam o acompanhamento da empresa.
Estratégia de Consultoria de Gestão
A consultoria de gestão é a pedra de toque da atividade da JBS Contabilidade e Consultoria, Lda., englobando as seguintes áreas:
- Levantamento e análise dos processos operacionais;
- Levantamento e análise dos circuitos documentais;
- Diagnóstico de situação;
- Elaboração e Acompanhamento de Projetos de Investimento;
- Análise económica e financeira;
- Apoio à Gestão Empresarial;
- Sistemas de Qualidade.