Saiba como pedir ou recuperar a senha de acesso ao Portal das Finanças

A senha de acesso ao Portal das Finanças é fundamental para cumprir as obrigações fiscais, sobretudo em altura de entrega da declaração de IRS, para validar faturas pendentes no e-fatura ao longo ano ou para obter os dados para pagar o IUC e o IMI, entre muitas outras funcionalidades.

Se não se lembra da senha das Finanças ou quer pedir esse acesso pela primeira vez, saiba quais são os passos a seguir.

Caso seja um novo utilizador deverá primeiro entrar no Portal das Finanças e, no topo da página, clicar no botão “Registar-se”. Depois preencha o formulário de registo, indicando os seus dados pessoais

  • número de contribuinte
  • e-mail
  • telefone
  • morada fiscal

Neste passo é-lhe dada a opção de definir uma pergunta de segurança, sendo conveniente que memorize ou anote a sua resposta, pois vai precisar dela caso se esqueça ou perda da palavra-chave.

A seguir deverá carregar em “Registar” e quando terminar o registo, vai receber automaticamente dois códigos, um via SMS (para a fiabilização do número de telemóvel) e outro por e-mail (para confirmar o endereço eletrónico). Guarde estes códigos que só vão poder ser confirmados depois de ter recebido a senha por correio na sua morada fiscal.

Quando a senha chegar, deverá confirmar os dois códigos que recebeu.

Para tal, basta aceder a “Confirmação de e-mail e Telefone”, no Portal das Finanças.

A senha de acesso ao Portal das Finanças é enviada através dos CTT (nunca por e-mail) num prazo médio de cinco dias úteis, o que significa que a deve pedir com antecedência. Se não receber a senha dentro desse prazo, deve dirigir-se ao Serviço de Finanças ou ligar para o Centro de Atendimento Telefónico (+351 217 206 707) para saber em que estado se encontra o seu pedido.

O envio será feito para o seu domicílio fiscal, pelo que é importante certificar-se de que a morada que consta nos registos da Autoridade Tributária e Aduaneira está atualizada. Pode alterar a sua morada em qualquer repartição das Finanças ou através do Portal, se não tiver Cartão de Cidadão. Caso contrário, terá de fazê-lo ou no Portal do Cidadão, ou num local de atendimento do Cartão de Cidadão.

Depois de receber a sua senha original, pode mudá-la no Portal das Finanças. É um procedimento comum fazer esta alteração quando recebemos a primeira senha, que normalmente é complicada e difícil de decorar.

Para além disso, pode querer alterá-la por motivos de segurança.

Para isso só tem de selecionar a opção “Alterar Senha“. De seguida, digite a nova senha e confirme-a. A nova senha de acesso deve conter entre 8 e 16 caracteres. Assim que clicar no botão “Alterar”, a senha anterior é imediatamente cancelada e poderá passar a utilizar a nova senha escolhida por si.

Se perdeu ou não se lembra da sua senha, pode, assim, pedir ajuda para resolver a questão em qualquer balcão das Finanças. Normalmente atribuem uma senha temporária com a qual o contribuinte deve fazer a alteração no portal e pedir uma nova senha num prazo de cinco dias.

Pode também pedir a reemissão no Portal das Finanças através da opção “Recuperar Senha”. É fundamental, no entanto, que saiba como responder à pergunta de segurança que escolheu no momento do registo no portal, uma vez que lhe vai ser pedida quando tentar recuperar a sua palavra-passe.